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A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DA EJA: EXPRESSÕES INICIAIS DE LICENCIANDAS DA PEDAGOGIA NO SUL DA BAHIA


A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DA EJA: EXPRESSÕES INICIAIS DE LICENCIANDAS DA PEDAGOGIA NO SUL DA BAHIA
Caroline Santos Fonseca
Gilmara Batista de Jesus
Vanessa Rosa Nascimento
RESUMO
Este trabalho relata as primeiras iniciativas de discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), participantes do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) 2011-2013, em andamento no Grupo Escolar Municipal Firmino Alves, localizado no Município de Itabuna-Bahia. Tem como objetivo relacionar a mediação pedagógica em salas de aula da Educação de Jovens e Adultos – EJA, ancorada nas perspectivas teórico-metodológicas da iniciação à docência como inovação pedagógica. As atividades nesse primeiro contato com a sala de aula da EJA consistiram no plano de trabalho das professoras da EJA, supervisionada por uma Bolsista Supervisora do PIBID na Área da Pedagogia. A Iniciação à Docência no contexto da sala de aula, configurada por meio das práticas pedagógicas, indicam que é necessário à formação inicial de professoras/es.  Portanto, há demandas para ampliar tais oportunidades, o que implica em perceber a escola pública como condutora de políticas educacionais locais. No sentido de incentivar discentes em formação inicial a pensar o processo de ensino e aprendizagem, como função precípua da escola. O Subprojeto integra o Projeto Institucional PIBID/CAPES/UESC. Ao visar conduzir a pesquisa sob o foco da problemática, iniciação à docência, em consonância a aplicação/experimentação prática intraescolar. Esse movimento político, compreendido como experiência formativa - ações e posturas diante da educação pública, o PIBID, possibilita, inclusive desenvolver a possível inovação didática, como iniciação à compreensão da escola como espaço de formação política e cultural de pessoas em diferentes condições individuais e coletivas. A realidade da escola abordada de forma crítica em relação à sociedade e os demais fatores que a cerca, nesta medida, decorre na ideia fundamental de ensinar, o trato pedagógico da escola como questionadora, a possível maturação dos elementos da escola pública e as urgências em sala de aula da EJA, reveladoras de uma política de educação no sentido de educar, democratizar as aprendizagens dos sujeitos em atuação social na escola pública, a EJA e seu entorno - a autonomia política e cultural, a tomada de decisão em relação à realidade educacional produzida.
Palavras-Chave: Iniciação à Docência - Mediação Pedagógica - Educação de Jovens e Adultos.

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