Atualmente
encontramos disponível uma farta literatura a
respeito da pesquisa na formação e na atuação de professores. As políticas de formação
também têm dado ênfase à pesquisa por meio de recomendações dos órgãos
oficiais, determinações legais e estímulos vários, inclusive financiamentos. As
licenciaturas têm incorporado a pesquisa em seus currículos. Enfim, há hoje uma
efervescência em torno da questão. Assim, consideramos que esse é o momento de
discutirmos algumas questões importantes sobre o tema: os professores têm
inserido a pesquisa na sua atuação/formação? A universidade tem colaborado para
que isso se efetive? Quais as dificuldades que se apresentam para a inserção da
pesquisa na escola? Como superar tais dificuldades? Como dar visibilidade à
pesquisa do professor?
Foi com a finalidade de trazermos essas questões à discussão e de
contribuir para o
levantamento de possíveis respostas que
propomos o I Simpósio sobre “Pesquisa e Formação de
Professores”, que se realizou no campus universitário da UESB de Jequié, nos
dias 24 e 25 de agosto de 2012.
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