Apresentação


Atualmente encontramos disponível uma farta literatura a respeito da pesquisa na formação e na atuação de professores. As políticas de formação também têm dado ênfase à pesquisa por meio de recomendações dos órgãos oficiais, determinações legais e estímulos vários, inclusive financiamentos. As licenciaturas têm incorporado a pesquisa em seus currículos. Enfim, há hoje uma efervescência em torno da questão. Assim, consideramos que esse é o momento de discutirmos algumas questões importantes sobre o tema: os professores têm inserido a pesquisa na sua atuação/formação? A universidade tem colaborado para que isso se efetive? Quais as dificuldades que se apresentam para a inserção da pesquisa na escola? Como superar tais dificuldades? Como dar visibilidade à pesquisa do professor?
Foi com a finalidade de trazermos essas questões à discussão e de contribuir para o levantamento de possíveis respostas que propomos o I Simpósio sobre “Pesquisa e Formação de Professores”, que se realizou no campus universitário da UESB de Jequié, nos dias 24 e 25 de agosto de 2012.

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