sábado

ENSINAR CIÊNCIAS NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS): REPRESENTAÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES


Maria de Lourdes Oliveira Porto[1]
Paulo Marcelo Marini Teixeira[2]

RESUMO
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as representações de um grupo de professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) sobre o ensinar Ciências nessa modalidade educativa. O estudo se prestou ainda para identificar se os professores reconhecem ou não as especificidades do ensino de Ciências na EJA, trazendo reflexões sobre como os cursos de formação inicial tem levado em consideração essa modalidade de ensino. Para tanto, participaram da investigação seis professores de Ciências da EJA, atuantes na rede pública de ensino do município de Jequié/BA. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com 10 questões abertas. Na análise de dados, procuramos categorizar as respostas dos professores. Os dados nos permitiram concluir que os professores reconhecem que o ensino de Ciências na EJA deve ser conduzido de maneira diferenciada em relação ao desenvolvido nas aulas de ensino regular, mas que a formação inicial não leva em consideração essa modalidade de ensino.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos – Ensino de Ciências – Formação de Professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário