Maria de Lourdes Oliveira Porto[1]
Paulo Marcelo Marini Teixeira[2]
RESUMO
Este estudo teve como
objetivo identificar e analisar as representações de um grupo de professores da
EJA (Educação de Jovens e Adultos) sobre o ensinar Ciências nessa modalidade
educativa. O estudo se prestou ainda para identificar se os professores
reconhecem ou não as especificidades do ensino de Ciências na EJA, trazendo
reflexões sobre como os cursos de formação inicial tem levado em consideração
essa modalidade de ensino. Para tanto, participaram da investigação seis
professores de Ciências da EJA, atuantes na rede pública de ensino do município
de Jequié/BA. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com 10
questões abertas. Na análise de dados, procuramos categorizar as respostas dos
professores. Os dados nos permitiram concluir que os professores reconhecem que
o ensino de Ciências na EJA deve ser conduzido de maneira diferenciada em
relação ao desenvolvido nas aulas de ensino regular, mas que a formação inicial
não leva em consideração essa modalidade de ensino.
Palavras-chave: Educação de Jovens
e Adultos – Ensino de Ciências – Formação de Professores
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