sábado

O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A ESCOLA DO SÉCULO XXI: POLÍTICAS EDUCACIONAIS X PRÁTICA DOCENTE


Bárbara D. Vergas (SEC-Ba) [1]
 Adrina M. Barbosa (SEC-Ba) [2]
Luciana M. Senna (SEC-Ba) [3]

RESUMO
A legislação educacional dos últimos anos no Brasil tem avançado no sentido de tornar o espaço escolar mais próximo das realidades sociais e culturais. No entanto, a formação do professor fica a desejar.  As leis 10.639/03 e 11.645/08, aprovadas enquanto políticas educacionais de valorização da diversidade étnica trouxeram uma série de dilemas, pois necessita de formação mínima para entender a legitimidade das leis e associá-las ao currículo escolar.
Palavras- chave: Legislação educacional. Formação de professor. Pluralidade cultural.


[1] Licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Pós-graduanda em História Social e Cultura afro-brasileira e Indígena. Professora da rede Estadual da Bahia e rede Municipal de Salvador. Email: barbaravergas@yahoo.com.br
[2] Especialista em Educação Inclusiva e Docência do Ensino Superior, licenciada em História pela Universidade Federal da Bahia, professora da rede estadual de ensino. E-mail: adrinamendes@hotmail.com
[3] Licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Pós-graduanda em Educação Inclusiva. Professora da rede estadual do Estado da Bahia. Email: lucianamsenna@hotmail.com

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