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EXPERIÊNCIA METODOLOGICA DA LEITURA E ESCRITA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I


Mônica Grazielle Gomes Araujo*

RESUMO
As dificuldades dos alunos em aprenderem a ler são muitas e é um fato que os deixa desanimados durante o processo de sua aprendizagem. A mediação do professor é uma das formas de contribuir para a aprendizagem significativa do alunado quando se têm finalidades bem definidas dos resultados que se almeja alcançar, trabalhando para que cada vez mais sejam excedidas as dificuldades que cada sujeito possui na obtenção da leitura e escrita. Com o intuito de contribuir para a melhoria da leitura e escrita dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de um Colégio Estadual do município de Feira de Santana, que aderiu ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/UEFS com o Subprojeto de Alfabetização: Desafios do ler e do escrever na escola pública. Neste subprojeto lecionam-se de forma que contemple a todos os alunos, considerando o nível de escrita e leitura em que cada um se encontra, de forma diversificada visto que cada aluno aprende de uma forma. Trabalhou-se com produções de textos a partir de temas geradores, com músicas reflexivas e vários tipos de textos. Dessa forma, houve uma maior interação, troca de conhecimentos e um despertar significativo entre os alunos sobre os temas discutidos, que proporcionou discussões, escrita e leitura prazerosa para a realização das produções textuais.
Palavraschave: Leitura, escrita, metodologia e mediação docente

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