Mônica Grazielle Gomes Araujo*
RESUMO
As
dificuldades dos alunos em aprenderem a ler são muitas e é um fato que os deixa
desanimados durante o processo de sua aprendizagem. A mediação do professor é
uma das formas de contribuir para a aprendizagem significativa do alunado
quando se têm finalidades bem definidas dos resultados que se almeja alcançar,
trabalhando para que cada vez mais sejam excedidas as dificuldades que cada
sujeito possui na obtenção da leitura e escrita. Com o intuito de
contribuir para a melhoria da leitura e escrita dos alunos do 5º ano do ensino
fundamental de um Colégio Estadual do município de Feira de Santana, que aderiu
ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/UEFS com o
Subprojeto de Alfabetização: Desafios do ler e do escrever na escola pública. Neste subprojeto lecionam-se de forma que contemple
a todos os alunos, considerando o nível de escrita e leitura em que cada um se
encontra, de forma diversificada visto que cada aluno aprende de uma forma.
Trabalhou-se com produções de textos a partir de temas geradores, com músicas
reflexivas e vários tipos de textos. Dessa forma, houve uma maior interação,
troca de conhecimentos e um despertar significativo entre os alunos sobre os
temas discutidos, que proporcionou discussões, escrita e leitura prazerosa para
a realização das produções textuais.
Palavras‐chave:
Leitura,
escrita, metodologia e mediação docente
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